payday loans

<<< Voltar

Banda de Música de Arrifana

Distrito:
Aveiro
Contacto:
Filipe Oliveira
Maestro:
Filipe Oliveira
Nº Telefone:
256 811 224
Morada: Largo Manuel Eduardo Gomes Rebelo - Apartado 1081

Local de interpretação do Hino Nacional às 10h30 do dia 5 de Out

Freguesia de Louredo, pelas 4 bandas do concelho

 

Direcção

Presidente: José Alberto Leite da Silva

Vice-Presidente: Jorge Manuel Fernandes da Silva

Tesoureiro: Ricardo Leite Oliveira

1º Secretário: Francisco Manuel Santos Terra

2º Secretário: Pedro Miguel Assunção Santos

Vogais: Fernando Vides

            Fernando Queirós

            Sérgio Matos

 

 

Historial

A data oficial para a fundação da Banda de Música de Arrifana é de 19 de Janeiro de 1803, embora exista um apontamento extraído da Junta de Freguesia de Arrifana, pelo Juiz Manuel Tavares da Costa que diz o

seguinte: “Pago a música de Arrifana, Reis 3$00” infelizmente o documento desapareceu e só existe a sua publicação e data 1770.

 

O primeiro regente da banda de Arrifana, segundo os registos existentes foi Manuel Inácio de Azevedo, nascido em 26 de Março de

1754 e falecido em 28 de Janeiro de 1836.

No ano de 1924, a banda de Música de Arrifana prosperou e afirmou-se no panorama musical, tanto a nível regional como nacional.

 

No ano de 1928 a Banda de Arrifana tomou a deliberação de se integrar na colectividade dos Bombeiros Voluntários, passando-se a designar por Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana. Embora integrada nos Bombeiros, as direcções são diferentes, e nada tem a ver com estes.

Até 1934, a banda ensaiava em casas alugadas; em 1934, com o apoio de toda a população começou a construir a sua sede e sala de ensaios cuja inauguração oficial ocorreu em 8 de Janeiro de 1935.

Em 1936 a banda contava com 32 executantes. Os primeiros estatutos oficiais datam de 25 de Janeiro de 1975.

No ano de 1985 a banda passa a ser reconhecida como Instituição de Utilidade Pública.

 

No ano 2000, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira concedeu a antiga Escola Gomes Rebelo, situada no lugar da Rua na Vila de Arrifana, com novas instalações para salas de ensaio e escola de música.

De 1976 até 2005 a banda foi dirigida pelo maestro Belmiro Soares Ferreira, e actualmente é Filipe Oliveira que dirige a mesma, contando com 65 executantes.

A Banda de Música de Arrifana tem ainda sob sua alçada uma Orquestra Ligeira, uma Banda Jovem, uma Escola de Música com 80 alunos, um quinteto de metais, um grupo de flautas e um grupo de clarinetes, proporcionando momentos de actividade aos alunos da Escola de Música.

 

Em 2003, a Banda comemorou os seus 200 anos de existência.

Extensions by Siteground Web Hosting