payday loans

<<< Voltar

Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense

Distrito:
Santarém
Contacto:
Manuel dos Santos Nunes
Maestro:
Alcides Duarte de Deus
Nº Telefone:
249 361 135
Morada: R. da Filarmónica Frazoeirense - Frazoeira - Dornes

Local de interpretação do Hino Nacional às 10h30 do dia 5 de Out

Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere

  

Direcção

 

Historial

A Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense foi fundada em 08-09-1841 pelo comendador Higino Otto de Queiroz e Mello, no lugar da Frazoeira, freguesia de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém.

Na altura, não dispondo de sede própria, a Filarmónica Frazoeirense passou por varias sedes provisórias nos lugares de: Frazoeira, Outeiro da Frazoeira, Casal do Carril, Carril e Frazoeira (casa Visconde de Tinalhas) e em 1957 é então construída a sua sede própria onde ainda se encontra no lugar onde foi fundada.

Recentemente a sede desta colectividade foi restaurada, tendo agora boas condições para a banda, escola de música, Grupo de Teatro e para a realização de espectáculos no renovado salão de festas.

 
Com quase 170 anos, passaram por esta colectividade centenas de músicos. Connosco aprenderam, aperfeiçoaram-se e alguns fazem hoje da música profissão. Uma ocupação dos tempos livres para os jovens, grande lição de bairrismo e gosto pela cultura musical popular. Felizmente que todos temos sabido, e bem, seguir o exemplo nobre dos nossos antepassados.
 
Também os maestros, directores e benfeitores, fizeram e fazem parte desta histórica colectividade. Todo o trabalho e dedicação estão bem patentes nos óptimos resultados que a todos é dado ver.

A Filarmónica Frazoeirense tem actualmente 40 músicos de ambos os sexos na sua maioria jovens, e para ser possível dar continuidade á banda de música temos uma escola de música a funcionar todo o ano.

Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, esta colectividade foi reconhecida como Instituição de Utilidade Publica, publicado no Diário da Republica em 15/01/1993 II serie n.º 12, encontra-se filiada na Federação Portuguesa de Colectividades de Cultura e Recreio e no Inatel.

 

Facto Importante:

Alfredo Keil, faz parte da história da Filarmónica Frazoeirense. Quando passava férias no concelho de Ferreira do Zêzere dirigiu-se à nossa Banda para ouvir a marcha “A Portuguesa” uma das suas composições que hoje é o nosso Hino Nacional.

No dia 19 de Junho de 2001, a Filarmónica Frazoeirense, foi recebida na Assembleia da Republica, por ocasião dos 90 anos do Hino Nacional, onde o Dr. António de Almeida Santos, os Deputados de todos os partidos com assento parlamentar e muitos Ferreirenses puderam assistir à primeira banda civil a tocar o Hino Nacional no Salão Nobre da Assembleia da República.
 
A Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense tem um passado, um presente e um futuro que tem que ser muito apoiado e dinamizado, é uma das colectividades do concelho de Ferreira do Zêzere considerada por toda a população, na promoção e dignificação do concelho, na divulgação da cultura musical popular, ocupando um lugar de destaque no panorama cultural desta zona dos Templários.

Extensions by Siteground Web Hosting