payday loans

<<< Voltar

Associação Musical e Recreativa Castanheirense

Distrito:
Aveiro
Contacto:
Mário Jerónimo Gomes Santos
Nº Telefone:
234 724 044
Nº Fax
234 622 218
Morada: Rua da Banda Musical

Local de interpretação do Hino Nacional às 10h30 do dia 5 de Out

Sede da Banda 

 

Direcção

Presidente: José Eduardo Pereira
 

Historial

Não se sabe ao certo o dia em que foi  fundada, no lugar de Falgoselhe da freguesia de Castanheira do Vouga, a filarmónica do mesmo nome, actual Banda Castanheirense. Sabe-se apenas que a primeira actuação foi a 8 de Dezembro de 1896 na festa da Imaculada Conceição no pequeno lugar de Avelal de Baixo, também desta freguesia.

Mais tarde, na década de 1930, a sede da Banda foi transferida para o lugar de Castanheira do Vouga, sede da freguesia, de onde já eram maioritariamente os seus executantes.

 

 

Construiu sede própria, concluída e inaugurada em 1974, sendo a primeira Banda do concelho de Águeda a ter instalações dignas desse nome.

Em 1989 com a aquisição de novo instrumental, conseguido com a colaboração da Câmara Municipal de Águeda e do benemérito Comendador Almeida Roque, inicia uma nova etapa da sua existência. Imprime-se nova dinâmica à Banda e reestrutura-se a Escola de Musica que começa a funcionar eficientemente e a dar os seus frutos.

 

 

Hoje a Banda transborda de juventude. Composta por cerca de 50 elementos, cuja média de idades ronda os 20 anos, dos quais a grande maioria frequentou a Escola de Musica da Banda.

Castanheira do Vouga, apesar de ser uma freguesia pequena e dispersa, com cerca de 700 habitantes, parca em recursos financeiros, orgulha-se da sua Banda.

 

 

Em 2001 deu-se um dos acontecimentos mais importantes da sua história, com a primeira internacionalização, numa memorável  deslocação ao Luxemburgo, para participação nas comemorações do dia de Portugal e das Comunidades. Foi também o ano da gravação do seu primeiro CD, intitulado “Sons d’Aldeia”, que contém algumas obras do seu repertório.

 

 

Dezembro de 2005 é marcado pelo lançamento da segunda discografia “Edição Histórica – 109 anos”, sendo, sem dúvida, mais um momento e motivo de orgulho para as gentes Castanheirenses.

O director artístico, desde Outubro de 2003, é o maestro Óscar Matos, sendo também o responsável pela Escola de Música da Banda.

 

 

Extensions by Siteground Web Hosting