payday loans

<<< Voltar

Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro

Distrito:
Santarém
Contacto:
Natércia Bispo
Nº Telefone:
249 739 297
Nº Fax
249 739 297
Morada: Rua da Circulação,nº27

Local de interpretação do Hino Nacional às 10h30 do dia 5 de Outubro

Praça Municipal Alexandre Herculano em Constância

 

Direcção

Presidente – Natércia Silvério Ferreira Bispo
Secretário – Miguel Alexandre Batista Coelho

Tesoureiro – Paula da Conceição Ferreira Silvério

Vogais – Ana Rita Morais Monteiro
             Márcia Gracinda B. Vicente Xavier

 

Historial

A Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, Associação de Cultura e Recreio sem fins lucrativos, foi fundada em 5 de Novembro de 1986 por um grupo de pessoas das quais faziam parte o executivo da Junta de Freguesia, adquiriu o seu primeiro instrumental no mesmo ano e posteriormente realizou a sua primeira actuação a 13 de Junho de 1987.


A actividade regular da Associação nos primeiros anos funcionou no edifício da Junta de Freguesia. No ano de 1992 o Senhor Benjamim Viegas Pereira gentilmente doou um prédio urbano à Associação na Rua da Circulação nº27, onde foi construída a sua sede actual.
Esta associação nasceu com a finalidade de promover a educação musical e a formação de uma Banda Filarmónica, divulgando culturalmente o meio onde está inserida, participando de forma salutar nas actividades previamente programadas ou outras de carácter pertinente, para a qual a associação é solicitada a intervir, tanto em situações pontuais, como em situações de parceria.


Ao longo dos seus vinte e quatro anos de existência, várias têm sido as actividades, que a Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro tem promovido e participado, sendo de destacar as seguintes participações:


Participação anual nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (Festas do concelho de Constância) e nos festejos anuais de Montalvo; desde 2002 realiza anualmente, Comemorações do Aniversário da Associação, “ Festa da Música “, Desfile de “ Pais Natal “, Concertos na Igreja Matriz de Constância e Festa de Natal.
No ano de 2000, participação no 8º Festival de Bandas do Norte Alentejano em Portalegre. Concerto integrado na Festa do Avante, no ano de 2002. Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, Fajãzinha – Ilha das Flores- Açores em 2003. Intercâmbio com a Banda de Música da Sociedade Instrução Musical Quinta do Anjo (Palmela, 2004); participação no Festival de Música “Musicam”, promovido pelo Centre Musicale de L´Áubriére (Fondettes, Tours, 2006); participação no 1º Encontro Internacional de Bandas de Constância (2006); concerto no Museu da Ciência, em Lisboa (2007);
Participação no 2º Concurso de Bandas de Música Amadoras “Ateneu Artístico Vilafranquense” em 2008.

Colaboração com a empresa Mercado da Cultura, na concepção e concretização do espectáculo: “Vila Poema” (2008). Participação no desfile de Sons de Natal do Inatel no Parque das Nações.
Em 2009, participação nas comemorações do 5º Aniversário do Museu da Presidência e participação no Encontro de Bandas em Santarém, nas comemorações do dia 25 de Abril.
Ao longo dos seus anos de existência a Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, além de participar em eventos de carácter diversificado, também tem promovido inúmeras actividades, sendo de destacar as seguintes, “Oficina da Música” – curso intensivo de música para jovens instrumentistas de sopro e percussão (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009), para o qual a associação e a sua Escola de Música tem contado com a colaboração de professores e técnicos de nomeada do nosso panorama musical português e estrangeiro; paralelamente a este projecto destaca-se a promoção e dinamização de dois Masterclasses de Direcção de Banda, destinados a maestros/ directores artísticos de Bandas de Música, para o qual contámos com o apoio técnico de
dois maestros conceituados no panorama nacional português e estrangeiro, nomeadamente: José Manuel Ferreira Brito (2006) e José Ignácio Petit Matias (2007).


Paralelamente aos projectos anteriormente referidos, destaca-se ainda a promoção e dinamização do projecto: “Estágio Musical de Verão – Orquestra de Sopros” (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008); no âmbito das parcerias destaca-se a organização, promoção e dinamização do 1º Estágio da Orquestra de Sopros “Filarmonia do Médio Tejo, em colaboração com a Sociedade Filarmónia Manoel Mattos, Paialvo, Tomar (2004).


Ainda no domínio da formação, nomeadamente a iniciação à aprendizagem musical, são de destacar as parcerias mantidas com outras entidades no ensino da música. Projecto ABC da Música para Jardins de Infância; Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo; Ensino Articulado da Música, parceria inter-associativa com o Choral Phidellius. Actualmente a Associação mantém em funcionamento a sua Escola de Música e tem constituídas a Banda Juvenil, dirigida pelo Maestro José Miguel Vitória Rodrigues e a Banda Filarmónica, dirigida pelo Maestro Miguel Alves.

Extensions by Siteground Web Hosting