payday loans

<<< Voltar

Banda Academia de Santa Cecília

Distrito:
Guarda
Concelho:
Seia
Contacto:
Augusto Carmo Silva
Maestro:
José Augusto Malva Craveiro
Nº Telefone:
238 390 291
Morada: Av. dos Bombeiros Voluntários, nº 6 6270-271 S. Romão - Seia

Local de interpretação do Hino Nacional às 10h30 do dia 5 de Out

Largo do Munícípio, convidada pela Câmara Municipal de Seia

 

Direcção

Presidente: Augusto Carmo da Silva
Secretário: Carlos Alberto Garcia Figueiredo
Tesoureiro: Luis Filipe Oliveira Abreu
Vogal: José Garcia Saraiva
 

Historial

*A Banda Academia de Sta. Cecília de S. Romão, concelho de Seia, foi fundada em 16 de Outubro de 1951, sendo seus fundadores o Pároco da Freguesia Reverendo Padre José Moreira Martinho, Presidente da Assembleia Geral e ainda hoje à frente da paróquia, e os saudosos António Maximiano Guimarães e Alberto Figueiredo de Oliveira que com o apoio dum grande benemérito desta terra, também falecido: o Comendador Evaristo Martins Nogueira que ofertou o primeiro instrumental, levaram a efeito a vontade de preencher uma lacuna a nível comunitário e cultural numa vila com grande prosperidade como era, na altura, S. Romão.

 

*Consta-se que por volta do Ano 1860 existia uma Banda de Música, segundo registos históricos, conhecida por União Filarmónica de S. Romão, com diversas actuações e que segundo documentos da época, terá estado em Seia, Sede do Concelho, a receber o Rei D. Carlos. Não se sabe quando desapareceu e porquê a não continuação. Mas a vontade de recriar a banda, existia.

 

*O primeiro maestro da Banda Academia de Santa Cecília foi o Maestro Serra e Moura, ainda hoje lembrado pelos músicos que com ele aprenderam como sendo uma pessoa de grande cultura musical e enorme rigor e disciplina que deixou a sua marca em todos os que o acompanharam. A Banda contou no início, com 75 elementos na escola de música e depois no activo, o que fez com o entusiasmo de então prevalecesse de geração em geração, até aos nossos dias. Assim tem tido ao longo dos anos, actuações nos mais variados locais em vários distritos sobretudo do interior do país.

Desde a sua fundação que nunca mais parou apesar de no início dos anos Sessenta, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o país, devido à guerra colonial, ter ficado reduzida a metade. Mas não desistiu e conseguiu recuperar a sua vitalidade, depois do primeiro impacto, com nova Direcção e muito dinamismo prezando ainda hoje, o rigor e disciplina que caracterizam o seu bom nome. Para além das actuações já habituais, destacamos um programa de Rádio da RDP, na Televisão no programa Praça da Alegria e em 2003 foi a França, mais concretamente à Normandia onde foi muito apreciada e aplaudida pelos normandos que mostraram enorme simpatia e agrado pela banda portuguesa. Tem participado em vários encontros de Bandas em vários pontos do País e mais recentemente realizou um intercâmbio com a Banda Paroquial de S. Lourenço da Camacha na Madeira.

 

*A Banda Academia de santa Cecília continua a procurar responder aos desafios actuais com a mesma dinâmica com que se iniciou e nesse sentido è uma das fundadoras da Federação de Bandas do Distrito da Guarda, tem promovido várias actividades ligadas á formação de jovens músicos e dirigentes tendo sempre como prioridade a formação dos jovens. Com uma excelente orientação técnica e músicos dedicados consegue-se a harmonia que faz com que a nossa Banda mantenha um nível que muito honra os seus sócios e todos os Sãoromanenses.

 

A Orientação Técnica está a cargo do Maestro José Augusto Malva Craveiro.

Extensions by Siteground Web Hosting