payday loans

<<< Voltar

Associação Filarmónica Mirandesa

Distrito:
Bragança
Contacto:
Manuel Augusto Andrade Pinto
Nº Telefone:
273 430 020
Morada: Junta de Freguesia de Miranda do Douro, Av. Aranda do Douro, 5210-217 Miranda do Douro

Local de interpretação do Hino Nacional às 10h30 do dia 5 de Out

Praça do Munícipio em Miranda do Douro

 

Direcção

Presidente: Manuel Augusto Andrade Pinto

Secretário: João Gonçalo Lima Braz Vieira Pinto

Tesoureiro:Patricia Alexandra Alves Pinto 

Vogal: Tânia Isabel Nunes Fernandes 

Vogal: Tiago Nuno Pires Afonso Cousso 

 

Historial

Data de fundação: 1893

Composição: 46 Elementos (actualmente)

Regência: Prof. Carlos Mendes

 

Actividade e outros dados referenciais: A Associação Filarmónica Mirandesa é uma instituição cultural, sedeada na cidade de Miranda do douro; conheceu ao longo da sua vida, centenária, períodos de assinalável brilhantismo, mas viveu também situações de preocupantes dificuldades. Considerada ao tempo da sua criação, uma instituição rica e de “luxo” a Associação Filarmónica Mirandesa actua preferencialmente em festividades que dispõem de orçamento querendo isto significar que se trata de festas com apreciável grandiosidade, também serve maioritariamente a comunidade urbana deste concelho com animações de rua e concertos.

A sua Manutenção depende, sobretudo da contribuição de particulares e do Município, por a considerar um marco cultural de grande importância, não apenas do concelho mas também da região de trás-os-montes e alto douro.

Recentemente encontra-se em funcionamento uma escola de música na sua sede que é frequentada por jovens do concelho com objectivos de implementar o gosto pela música, possibilidade de tocar um instrumento musical e ocupação dos tempos livres.

Tendo-se associado à F.T.D.B.F., tem participado em numerosas festas e actividades afins, correspondendo a solicitações das mais diversas entidades.

O seu prestígio ultrapassa fronteiras, destacando-se concertos em Zamora, Burgos e Astúrias.

Constituída na sua maioria por gente jovem e Associação Filarmónica Mirandesa é, pois, uma referência cultural das Terras de Miranda.

 

 

1995 – Associação recebe um novo maestro com o nome de Joaquim Ribeiro o qual deu o seu melhor para esta Instituição, escolhendo também um novo fardamento de calças pretas, e casaco bordô e camisa branca.

1996 – Associação aposta em juventude com idades entre os 10 – 18 anos dando um resultado bastante significativo em termos de rendimento e qualidade musical.

1997 – Associação consegue realizar actuações fora do concelho, para o estrangeiro (Espanha) participando num festival de bandas filarmónicas em Vila do Conde.

2002 – Associação decide trocar novamente de maestro e em conjunto com a direcção apostando sim numa escola de música.

2004 – Participa no festival de bandas no Concelho de Torre de Moncorvo (com a participação de 24 bandas)

2005 – A Escola de música começa a dar um bom rendimento musical para a banda aumentando os músicos para 46 elementos.

2006 – Filia-se no IPJ e INATEL conseguindo os estatutos de RNAJ e CCD´S. Organiza no concelho de Miranda do Douro juntamente com o Município o festival de bandas organizado pela F.T.D.B.F.. Em virtude de o instrumental em uso já estar muito degradado a associação decide remodelar todo o instrumental candidatando-se a um projecto.

2008 – Troca novamente de fardamento devido ao anterior estar bastante degradado e já ter 13 anos de uso.

2009 – Continua a apostar na escola de música que tem sido uma Mais-Valia para a instituição e para juventude de Miranda do Douro em termos de Formação Musical.

 

 

Extensions by Siteground Web Hosting